Olá
Sou Wilson Campos, engenheiro mecânico autônomo formado pela UFPE.
Minha história
Desde pequeno, sempre fui fascinado por física e matemática, além de ter uma curiosidade natural sobre o funcionamento das máquinas, o que me levou a escolher a engenharia mecânica como carreira.
Consegui entrar na UFPE e durante a faculdade, busquei ampliar minhas habilidades com cursos em áreas como programação, SolidWorks, controle estatístico de processos e machine learning (inteligência artificial).
Sempre gostei de projetos de mecatrônica e, com conhecimentos em Arduino, desenvolvi dispositivos personalizados para os meus hobbies, como um dispositivo que detecta movimento e emite sons, que coloquei dentro de uma miniatura feita com impressão 3D. Um dos meus hobbies é pintar miniaturas, e, caso tenha interesse, criei um Instagram para compartilhar meu progresso no hobbie @minisdoengenheiro.
Algum dia, quero elaborar uma inteligência artificial que seja integrada com vários dispositivos da casa para automatizar tarefas de rotina, de certa forma, seria uma Alexa personalizada que não rouba meus dados pessoais.
Em 2023, trabalhei na fabricação de peças por impressão 3D e fiz estágio na área de infraestrutura do Hospital das Clínicas de Pernambuco, onde entendi melhor a realidade da engenharia, que muitas vezes envolve mais burocracia do que prática. Após a graduação, consegui um emprego em inspeção veicular, mas logo me demiti.
A empresa queria que eu sujasse meu nome como engenheiro aprovando carros irregulares, além de oferecer um salário baixo, o que me mostrou como o mercado está desvalorizando os engenheiros.
Desanimado com a carreira de engenheiro e com poucas oportunidades no mercado, deparei-me com a possibilidade de atuar como engenheiro mecânico autônomo, o que me permite crescer pelos meus próprios esforços e trabalhar de fato como engenheiro. Por isso, estudei, me capacitei e agora ofereço soluções práticas e seguras para os meus clientes.